Como a alimentação auxilia no desenvolvimento e desempenho do cérebro

Rate this post



A alimentação saudável vem adquirindo notório destaque nos últimos anos, não apenas por seus inúmeros benefícios relacionados a saúde do corpo em geral, mas também por possibilitar melhoras relevantes na nutrição do cérebro e, consequentemente, na função neurológica humana.

A função cognitiva são as aptidões que o cérebro é capaz de desenvolver através de alguns estímulos: memória, dedicação percepção, linguagem e funções executivas.

Essas funções são a base de todas as tarefas que efetuamos no dia a dia. Com o entendimento da relação desses estímulos é possível analisar o comportamento humano.

A nutrição possui um papel muito importante em relação a saúde e perfeito funcionamento das atividades cerebrais. Muitos nutrientes, como carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos graxos que estão encontrados nos alimentos, estão relacionados com o desempenho cognitivo.

Quando não é possível obter estes nutrientes através de uma alimentação saudável, a suplementação aparecem como uma parceira no combate a deficiências que podem prejudicar o funcionamento das atribuições mentais

alimentação saudável nutrição cerebral

Vamos entender agora como a alimentação saudável e a suplementação podem ajudar no desempenho das atividades racionais Importância das funções cognitivas

Antes mesmo de conhecermos sobre porque os nutrientes são tão importantes na saúde cerebral, precisamos entender como as funções cognitivas operam e porque suas atividades são tão complexas seguindo papeis essenciais para a nossa rotina.

Como mencionamos acima, as funções cognitivas são classificadas em memória, atenção, percepção, linguagem e funções executivas:

Memória

É a nossa capacidade de documentar as informações, lembrar delas e aproveita-las em um determinado instante, no futuro. A lembrança está totalmente ligada ao nível de atenção e de percepção e associação.

Quanto mais atento estamos, mas memorizamos as informações.

Atenção

Esta função está vinculada com o foco, a atenção é sempre será apontada para aquilo que elegemos ser prioritária em determinados momentos do dia a dia.

Percepção

A percepção é a função neurológica que estabelece os processos em que o ser humano é capaz de reconhecer, organizar e dar sentido a um estímulo que vem do seu exterior através dos órgãos sensoriais.

Linguagem

É a combinação de palavras com a finalidade de se comunicar, usamos todos os dias e na maior parte do tempo, seja por linguagem oral ou pela escrita, podendo se prolongar para gestos e desenhos.

Funções Executivas

Estão condicionadas com o uso do raciocínio lógico, estratégias, tomada de decisões e solução de algum problema, isto é, faz parte do planejamento e execução de tarefas realizadas no dia a dia.

É possível notar que todas as aptidões citadas acima fazem parte do nosso cotidiano e são essenciais para a nossa sobrevivência. E para que as atividades mentais funcionem completamente é preciso manter o cérebro saudável, ativo e nutrido.



Please follow and like us:
error

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Pinterest
Pinterest
Instagram
Google+
Google+